Esqueci! Alterações de memória e cognição depois do COVID | Dr Diego de Castro Neurologista
Você teve Covid, parece que a sua cabeça não funciona do mesmo jeito. Você não consegue trabalhar, não consegue produzir. Tem uma série de sintomas que nenhum médico consegue explicar. Uma coisa estranha, difícil tá acontecendo com você. Pois é. É possível que você esteja num grupo dos 7 a 10% dos indivíduos [música] que depois da infecção do COVID podem apresentar um quadro persistente ou de inflamação ou mesmo de ativação subclínica do vírus. Essa condição pode produzir sintomas neurológicos e sintomas inflamatórios em todo o organismo e é chamada síndrome do COVID longo ou síndrome pós- COVID. [música] Inicialmente a gente achava que todos esses sintomas só ocorriam nos pacientes que tinham tido insuficiência respiratória, ficado intubados, ficado na UTI, principalmente nos casos muito graves da doença. Atualmente, a gente sabe que mesmo indivíduos que apresentaram formas super leves, que não apresentaram nenhum comprometimento grave pelo COVID, eles podem apresentar essas manifestações [música] sistêmicas inflamatórias do COVID. Esse mecanismo do COVID longo, ele acontece em baseado em duas coisas. A primeira [música] é que um grupo de indivíduos podem ter uma persistência de determinadas partículas do vírus no organismo. E na tentativa de defender as nossas células de defesa acabam gerando um processo inflamatório para destruir essas partículas virais. E com isso o organismo passa a ter fases de exacerbação de inflamação e fases que a inflamação diminui. Em outro lado, acredita-se que em alguns indivíduos o COVID por si só induz que as nossas células de defesa se ativam erroneamente, mesmo naqueles em que não existe uma persistência dessas partículas virais, seja por uma via como da outra. O que nós observamos é pacientes com COVID longo têm sim uma quantidade de inflamação sistêmica maior do que os indivíduos normais. E essa inflamação vai produzir uma série [música] de sintomas. Os principais sintomas do COVID longo são principalmente neurológicos. Que sintomas são esses? Você pode apresentar uma dificuldade de encontrar palavras ou raciocínio lentificado. Às vezes você vai conversar, parece que você não consegue encontrar como se a memória estivesse falhando. Você pode apresentar uma queda do seu desempenho cognitivo. Essas manifestações são denominadas disfunção executiva e são indicativos de uma alteração de funcionamento de uma área cerebral chamada lobo frontal. [música] Esse é o principal sintoma do COVID longo, uma dificuldade cognitiva caracterizada por uma lentidão mental, principalmente de encontrar palavras. Meu nome é Diego de Castro, sou médico neurologista, neurofisiologista pela USP. Convido você a se inscrever no canal, deixar esse like e compartilhar esse vídeo com quem tá sofrendo dessas sequelas tardias de COVID. >> [música] [música] [música]
Neste vídeo, Dr Diego de Castro explica sobre o “Brain Fog” na Síndrome Pós-COVID. 🏆Agende uma consulta especializada online com Dr Diego de Castro Neurologista (CRMSP 160074): (11) 3504-4304. Este vídeo é informativo e não substitui a consulta de neurologia.
Veja os assuntos abordados neste vídeo:
00:00 – Cabeça não funciona mais igual? Entenda os sintomas
00:12 – O que é a Síndrome do COVID Longo (Pós-COVID)
00:37 – Tive COVID leve: posso ter sequelas?
01:04 – Causa 1: A persistência do vírus no corpo
01:37 – Causa 2: O erro do sistema imunológico
02:05 – Sintomas Neurológicos: Esquecimento e Anomia
02:28 – Disfunção Executiva e o Lobo Frontal
Você sente que sua cabeça parou de funcionar corretamente após a infecção pelo Coronavírus, apresentando falhas de memória e uma dificuldade de concentração que atrapalha seu desempenho no trabalho e no dia a dia? Neste vídeo, você vai entender por que sintomas estranhos persistem em até 10% dos pacientes, gerando um quadro inflamatório que afeta diretamente o raciocínio, independentemente da gravidade da infecção inicial.
Fique tranquilo, pois isso não é “coisa da sua cabeça” e existe uma explicação neurológica clara para essa lentidão mental e esquecimento que você tem enfrentado ultimamente. Ao assistir este conteúdo, você vai compreender os mecanismos biológicos por trás da Síndrome Pós-COVID (ou COVID Longo) e descobrir que identificar o problema, como a disfunção executiva, é o primeiro passo real para a recuperação.
Link deste vídeo: https://youtu.be/3Caj-HsGqk4
Assista nossos vídeos e saiba mais sobre as Doenças Neurológicas e seus tratamentos:
Após COVID NUNCA Mais Fui o Mesmo
COVID Longo: Saiba como Superar!
Cansaço nas Pernas
COVID e perda de memória COVID Longo
Coronavírus – Boas Notícias e Conquistas (COVID19)
Miastenia e Coronavírus (COVID-19) – Saiba Mais!
É possível tratar Depressão sem Remédios?
Problemas Neurológicos Pós-COVID
6 Sintomas de Miastenia – E Como Evoluem
Ansiedade pode matar ou paralisar?
Tratamentos MODERNOS para DEPRESSÃO Grave e Ideação Suicida
Leia também nossos artigos sobre este assunto:
Como Tratar Problemas de Memória Após COVID-19
Gostou deste vídeo? Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para receber em primeira mão todo nosso conteúdo sobre Neurologia, Doenças Neurológicas e seus Tratamentos. Acompanhe também nosso conteúdo nas outras redes sociais:
Site: https://drdiegodecastro.com/
Facebook: https://www.facebook.com/drdiegodecastro/
Instagram: https://www.instagram.com/DrDiegodeCastro/
Twitter: https://twitter.com/DNeurologista
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/diego-de-castro-dos-santos-24aa85151/
Pinterest: https://br.pinterest.com/ddecastrodossantos/
Veja também nosso site de Neurologia em VItória: https://especialidades-neurologicas.webnode.com/
#Neurologia #COVID19 #SequelasCOVID #CovidLonga #DisfunçãoExecutiva
